acupuntura

ATENDIMENTO presencial

Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que visa, principalmente, manter o equilíbrio energético do organismo. No Ocidente é conhecida como opção para tratamento de dores. Na realidade, Acupuntura trata muito além de dores.

Através de estímulos em pontos específicos do corpo, que são capazes de promover equilíbrio na quantidade e na qualidade de Qi (energia) do ponto, regulando e estabilizando o sistema energético.

O entendimento holístico da Acupuntura busca a raiz de desequilíbrios energéticos, emocionais, mentais, físicos. A questão espiritual também é considerada e tratada na acupuntura, não com conotação religiosa, e sim com o entendimento da nossa ligação com o universo, com a natureza.

Você sabe como funciona a acupuntura?

Para nosso corpo funcionar de maneira adequada é necessário que a circulação esteja levando sangue, nutrientes e oxigênio para todos os órgãos e tecidos. Sem isso nosso corpo não é capaz de se proteger e se regenerar. Quando fazemos um machucado, por exemplo, não precisamos de remédio, nosso corpo é capaz de se organizar e se recuperar sozinho. Porem, se a circulação estiver prejudicada, as células não receberão o alimento necessário, fragilizando o sistema, impossibilitando a autocura.

A acupuntura trata essa estagnação de sangue, melhora a circulação sanguínea agindo nas terminações nervosas do nosso corpo. Nosso cérebro entende os estímulos dos acupontos, dilata os vasos sanguíneos, melhora a circulação e manda sangue, oxigênio e nutrientes para a área afetada.

A acupuntura trabalha dentro de quatro principais fundamentos:

  • Boa circulação de Chi(enregia)

  • Boa circulação de Xue (sangue)

  • Bom funcionamento dos Zang Fu (órgãos e vísceras)

  • Bom funcionamento do Jing Mai (sistema nervoso)

Os estímulos dos acupontos agem na raiz da causa, podendo tratar diversos desequilíbrios como problemas digestório e respiratórios, dores e desequilíbrios emocionais e outros diversos.

Nas postagens desta semana abordaremos a Ansiedade na visão de Medicina Tradicional Chinesa, trazendo conhecimento e práticas que irão te auxiliar na melhora da ansiedade.

Para saber mais, fiquem ligados! Foca com a gente! Foca no Bem-Estar!

Como funcionam os pontos de acupuntura

Os pontos de acupuntura estão localizados na superfície do corpo, sobre os meridianos de energia, dispostos em depressões anatômicas que acumulam energia (Qi) e são considerados estações energéticas, sensíveis a estímulos.

São capazes de promover equilíbrio na quantidade e na qualidade de Qi do ponto e consequentemente do meridiano, regulando e estabilizando o sistema energético.

Os pontos de acupuntura possuem impedância ou resistência elétrica diferenciada, com finalidade de promover o funcionamento celular. Fisiologicamente, o local onde o acuponto se encontra apresenta grandes quantidades de receptores neurais, responsáveis pela resposta celular relacionada ao controle da homeostase, tanto local, quanto sistêmica.

Com a inserção da agulha, os mecanoceptores são estimulados através do estiramento das fibras de colágeno, desencadeando um estimulo nervoso, com liberação de uma cascata de mediadores inflamatórios, que são responsáveis pela vasodilatação local, melhorando o aporte sanguíneo nos tecidos adjacentes.

Esse estímulo ativa sistema nervoso, chegando ao corno posterior da medula inibindo o estímulo de dor. Logo após, o estímulo do acuponto vai em ascendência ao Sistema Nervoso Central (SNC), e desencadeia a modulação cerebral, liberando opioides, como a encefalina, beta endorfina, dinorfinas, receptores de serotonina, que interferem no glutamato, gaba e dopamina, melhorado os quadros álgicos, humor, relaxamento muscular e mental.

Os pontos de acupuntura promovem equilíbrio tanto no campo energético, quanto no campo físico, emocional e mental,  promovendo alterações capazes de gerar a homeostase (equilíbrio).

CONTATO

​Tel: (11) 983515049​

experienciacrystal@gmail.com

       experienciacrystal

Rua Padre Chico, 221 conj. 616 Pompéia

  • Black Instagram Icon